sábado, 31 de outubro de 2009

51 Anos de anime


Muita gente não sabe, mas dia 22 de outubro foi oficialmente o aniversário do anime. Esse ano, o anime fez 51 anos desde quando a primeira produção de um anime foi lançada em 22 de outubro de 1958.
Não se sabe ao certo a origem da palavra anime, e ela tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. A origem da palavra é controversa, podendo vir da palavra inglesa animation (animação) ou da palavra francesa animée (animado), versão defendida por pesquisadores como Frederik L Schodt e Alfons Moliné. Também pode ser denominado japanimation em inglês.





História



Com a Segunda Guerra mundial e a ocupação dos Estados Unidos no fim da guerra, muitos
artistas japoneses entraram em contato com a cultura ocidental e a cultura pop americana. Naquela época, desenhistas de início de carreira tiverem contato com os quadrinhos e desenhos animados modernos, como os da Disney, que começava seu império de sucesso.
Entre os principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes, mais tarde, seriam artistas consagrados no mercado de mangá.


Na década de 1950, começaram os projetos de animações experimentais, influenciados pela mídia ocidental.
Eis que no dia 22 de outubro do ano de 1958, em uma época que o mangá reinava, nasceram os pioneiros animes de sucesso. Hyakujaden (A Lenda da Serpente Branca) estreou em 22 de outubro de 1958 e foi a primeira produção lançada em circuito comercial da Toei Animation, divisão de animação da poderosa Toei Company e Manga Calendar.
Logo depois, foi lançado em 1º de janeiro Astro Boy, com base no mangá, e ao se tornar anime, manteve as suas características, como os olhos grandes e o cabelo espetado. Astro Boy acabou tornando-se um grande sucesso no Japão e nos Estados Unidos, e foi propulsor da maior indústria de animação do mundo. Com isso, foram surgindo novas empresas no setor de animação, com menos recusos e tecnologia, mas que produziram clássicos como Oitavo Homem (Eight Man) e Super Dínamo (Paa Man).


                                                  
No ano de 1967, eis que surge um anime de muito sucesso dentro e fora do Japão, com uma trilha sonora inovadora, ângulos diferentes e uma história empolgante: Speed Racer. Apesar da produção ainda não ser “lá grandes coisas”. No mesmo ano, sugiram mais 14 séries, porém só quatro foram para as telonas.
Na década de 1970, o anime mostrou que veio para ficar, e série semanais explodiram por todo
mundo, além de animes para meninas (Shoujo), animes de robôs gigantes (Mecha) – este graças o sucesso de Mazinger Z (1972), criação do desenhista Go Nagai.
O primeiro anime com som da história do Japão foi Chikara to Onna no Yononaka. Hakujaden (conhecido com o título “A lenda da serpente branca” ou “O Panda e a Serpente Mágica”) foi o primeiro filme de animação colorido de longa metragem produzido no Japão.



Anime no Brasil


No Brasil, o anime é conhecido desde meados dos anos 80, quando algumas emissoras de televisão começaram a passar séries como Speed Racer, Zillion e Candy Candy. Porém, o que relamente deu certo nessa época foram os seriados tokusatsu, como Jaspion, Changeman, Jiraiya entre outros, exibidos na sua maioria pele Rede Manchete, que vieram de carona com os pioneiros – no Brasil – National Kid e Ultraman.



 
Exibidos a partir dos anos 60 na TV Tupi, foi somente nos anos 90,
com a exibição da série Os Cavaleiros do Zodíaco pela Rede Manchete, que a animação japonesa começou a ganhar espaço em terras brasileiras, abrindo portas para outros sucessos do Japão, como Sailor Moon, Dragon Ball entre outros. A partir daí, várias emissoras, tanto de televisão aberta como fechada, começaram a investir na exibição de animês, existindo, por exemplo, hoje um canal de TV fechada chamado Animax, no qual é dedicado maior parte de sua programação a animes.


Os animes de maior sucesso no Brasil são: Pokemon, Naruto, Cavaleiro dos Zodíaco, YU YU HAKUSHO, Dragon Ball, Death Note, Neon Genesis Evangelion, Nana, One Piece, Inu-Yasha, Ranma ½ entre outros .







Características


Os animes apresentam características bastante distintas, muito movimento de cena e abordagem de temas variados, como, ficção científica, aventura, terror, infantil, romance, etc. É bastante comum, mesmo nas produções infantis, encontrar situações de humor adultas.



Há também, na animação japonesa, grande presença de personagens andróginos e da homossexualidade, geralmente sutil. As duas características são reflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entre homossexuais e heteros. Mas fora deste contexto, como aqui no Ocidente, essas ações acabam por ser muitas vezes mal interpretadas, levando em muitos casos à censura e adaptação de personagens.
Outra característica especial dos animes é a serialização, ou seja, animes em série, e eles não param como nas animações americanas. As histórias continuam de um capítulo a outro, e o personagem vai crescendo de acordo com o tempo, como em Dragon Ball em que o personagem Goku começa criança, cresce, casa, tem filhos, envelhece, e por fim morre.




Características de personagens




Os personagens de animes têm características diferentes de outras animações.



Os olhos: Uma das características mais conhecidas do desenho japonês é o tamanho dos olhos. Geralmente grandes e redondos ou rasgados, com cores chamativas ou simplesmente uma bolinha preta sob fundo branco, e que muda conforme a emoção do personagem. Técnica criada por Tezuka, para que pudesse expor mais emoção.

O cabelo: O cabelo dos personagens pode ser de qualquer cor, tamanho, e ter diferentes penteados, etc.
Cabelos de personagens femininas são geralmente com franja (varia muito), e dos personagens

masculinos são geralmente pretos e espetados ou grandes e com franja (também varia muito).

O corpo: Na maioria das vezes, o corpo é escultural, perfeito, chamativo e sexy.

As vestes: Roupas variam conforme a história e o personagem, não têm um padrão.


A voz: Escolhida a dedo, ela da uma ênfase maior ao personagem. Os dubladores, (ou seiyuu) são alvos da admiração de muitos fãs.
Classificação de animes

Por formato: No Japão eles podem ser lançados em três diferentes formatos:
Série de televisão: Transmitido pela televisão aberta ou paga, e geralmente, com o fim da série, há o lançamento do DVD. Comparado com filmes e OVAs, a qualidade da imagem pode ser muitas vezes inferior. São divididos, geralmente, em episódios de aproximadamente 30 minutos cada.


Filme: exibidos em cinemas e, mais tarde, lançados em DVD. Alguns animes são especialmente feitos nesse formato, ou são series de TV minimizadas.

OVA ou OAV: sigla de Original Video Animation é o anime feito para ser vendido em DVD. Geralmente, são mais curtos e possuem mais de um episódio.








Gêneros




Shoujo: voltado para o público feminino jovem, geralmente um romance.

Shoujo-ai: romance entre personagens femininos.

Mahou shoujo: caracterizados por garotas com poderes mágicos.

Shounen: são voltados para um público masculino jovem.

Shounen-ai: romance entre personagens masculinos.

Mahou shounen: garotos com poderes mágicos, este gênero foi criado depois de magical girl.

Seinen: voltados para homens adultos.

Josei: voltados para mulheres adultas.

Kodomo: são voltados para crianças menores.

Mecha: caracterizados por robôs gigantes.

Ecchi: Contém humor sexual bem moderado.

Hentai ou Ero: em japonês é "tarado" ou "pervertido", usado para nomear animes pornográficos. No Japão, os termos usados são Poruno ou Ero.

Kemono: animais

Futanari: hermafroditas

Lolikon crianças: adolescentes femininos

Shotakon crianças: adolescentes masculinos

Yaoi: homossexualidade masculina; pode ou não ser hentai.

Yuri: homossexualidade feminina; pode ou não ser hentai.









Edição:   jefferson 





imagens:   patricia mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário





claymore anime MySpace Layouts Gallery!
Create Your Own Layout Here!


MySpace Layouts