A Exposição Internacional de Robôs, realizada a cada dois anos no centro Tokyo Big Sight, abriu suas portas nesta quarta-feira (25), em Tóquio, no Japão — o país que mais exporta tecnologia robótica para o mundo.
Este ano, cerca de 200 empresas de todo mundo participam exibindo seus robôs que podem ser feitos de bichinhos de estimação, robôs terapêuticos, enfermeiros, auxiliares de tarefas e até humanoides capazes de tarefas como jogar tênis de mesa.
A maioria das máquinas expostas tem o objetivo de entreter ou ajudar o ser humano, seja em casas domésticas ou em salvamentos de risco. Entretanto, acima disso, eles ganham cada vez mais inteligência e beleza. Os robôs humanoides têm aparência agradável (como cachorrinhos de estimação, Hello Kitty e outros bichinhos), são dotados de câmera e conectados à Internet (conseguem vigiar residências ou crianças, por exemplo), possuem sensores de tato, audição e visão e conseguem interagir por meio de gestos ou diálogo.
A feira, que acontece desde 1973 e recebe cerca de 98 mil visitantes anualmente, vai até sábado (28), quando o Robô do Ano será escolhido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário